Um bom currículo pode ser a chave para seu novo emprego. Construa Um Currículo de Sucesso Em 03 Passos assistindo esse vídeo. Você vai entender porque muitos entregam centenas de currículos e não são chamados para nenhuma entrevista e o que fazer para melhorar seus resultados.
Construa Um Currículo de Sucesso e Veja Os Problemas Que Você pode evitar
Quem não quer ter um bom emprego, uma renda salarial adequada que lhe permita realizar seus sonhos. Um emprego que te de animo para se levantar todos os dias e ir trabalhar. Para alcançar esse sonho o primeiro passo é ter um currículo poderoso que lhe permita acesso a essa oportunidade de trabalho.
Imagine por exemplo que essa oportunidade de emprego seja uma porta que no momento está fechada e para abri-la você vai precisar da chave certa. veja bem não é qualquer chave que vai abrir essa porta somente a chave certa. Construir um currículo poderoso é a mesma coisa que ter a chave certa que abre a porta para essa grande oportunidade.
Muitas pessoas até montam um bom currículo. mas o que adianta ter uma chave para a porta errada? Por isso muitos sofrem porque entregam centenas de currículos e não são chamados para nenhuma entrevista. Imagine como seria entregar um currículo e em pouco tempo ser chamado para uma entrevista de emprego.
E ao invés de “camelar” para entregar diversos currículos em diversas empresas se sujeitando a primeira coisa que apareça só para poder trabalhar… você constasse que com esse novo currículo você tem agora nas suas mãos a chave certa que lhe permite abrir as portas do seu novo emprego.
Creio que está ficando claro que ter um currículo poderoso pode abrir as portas para o emprego que você sempre sonhou. Talvez seu currículo até seja um bom currículo mas infelizmente não tem sido o suficiente para você se quer ser chamado para entrevistas de emprego. O tempo vai passando e talvez o desespero já comece a bater. Provavelmente você já sonhou em poder entregar um currículo em uma empresa bacana e ser chamada em pouco tempo para o processo seletivo.
A Construção de Um Currículo Poderoso Começa Por Aqui
Enfrentar todos esses desafios na busca de se colocar no mercado de trabalho, muitas vezes acontece porque muitas pessoas só sabem que para arrumar um emprego precisam entregar um currículo na empresa. Sim esse é um passo a ser dado, mas existem alguns passos anteriores que precisam ser realizados do contrário o resultado não vem.
É preciso entender que para se libertar dessa triste realidade de entregar centenas de currículos, “camelar” num sol escaldante, esperar horas em uma fila só para entregar um currículo e não ser chamado, você precisa mudar a forma de como está entregando seu currículo.
Quando se entende essa estratégia se percebe que a frequência com que se é chamado para entrevistas é muito maior.
Construa Um Currículo de Sucesso Em 03 Passos simples, mas poderosas com este vídeo que vão aumentar significativamente a frequência com que você é chamado para entrevistas de emprego. Então vamos lá!
Como saber se fiz a escolha certa é uma pergunta que perturba a vida de muita gente. Neste artigo vamos entender porque isso acontece e conhecer três dicas para ter mais certeza sobre as escolhas que tomamos.
A maioria das pessoas não sabe se fez a escolha certa
Uma primeira constatação a ser feita é que esse drama é mais comum do que se imagina, portanto diversas pessoas hoje em dia convivem, diariamente, com esse fantasma e isso em praticamente todos os setores da vida. Muitos depois de escolherem um novo emprego se perguntam se o melhor caminho é esse ou devia ter ficado onde estava, outros querem escolher uma faculdade para direcionar suas ações profissionais e ficam em duvida entre escolher aquela que dá mais retorno financeiro ou a que vai me trazer satisfação profissional, existem ainda aqueles que se frustram por não saber o que escolher e a lista é realmente extensa e pode se expandir para diversas áreas da vida humana.
Basta pensar na sua vida, em primeiro lugar em que momento você já se pegou com esse sentimento de achar que talvez tenha feito a escolha errada, ou ficar na duvida sobre as escolhas que fez. Eu particularmente fico muito preocupado, quando começo a ouvir alguns conceitos e frases para tentar justificar as péssimas escolhas de alguns, frases como: “Eu só me arrependo das coisas que não fiz” e porquê me preocupo? Bom se analisarmos o cenário politico nem se fala né, frequentemente se escuta falar que a PF encontrou malas de dinheiro aqui e ali e porque se a pessoa não consegue identificar onde ela errou, ou reavaliar suas escolhas dificilmente conseguirá resultados diferentes dos que ela vem alcançando.
O começo da mudança
Certamente, você queira descobrir se as escolhas, que fez até aqui, foram boas ou ruins. Pode ser que neste momento você sinta um considerável incomodo e queira se livrar dessa sensação de uma vez por todas. Por exemplo imagine como seria se você pudesse acordar todas as manhãs e não mais se incomodar com a incerteza de saber se sua escolha foi a melhor e ao contrário de sentir medo, angustia e desanimo por ter feito uma péssima escolha simplesmente pudesse constatar uma sensação de liberdade e gratidão por fazer algo que te realiza de verdade.
Nesta postagem, eu vou te mostrar três dicas que vão te ajudar a perceber se as escolhas que você fez, foram as melhores e como redirecionar para uma escolha que possa lhe trazer mais realização. Em outras palavras as coisas vão começar a clarear.
Eu me lembro de uma ocasião em que tive que fazer uma escolha, muito importante na minha vida, naquela época eu estava concluindo o ensino médio e tinha que decidir se entraria ou não na faculdade e eu escolhi não ir. O que hoje parece uma escolha obvia, onde alguém poderia dizer: “Claro que você tem que ir para a faculdade” naquela situação não foi bem assim e alguns fatores contribuíram, para validar minha escolha.
Não é tão fácil
Primeiro, como católico eu via uma grande oportunidade de dedicar meu tempo livre, que eu passaria a ter com o termino das aulas, a um trabalho de evangelização que eu realizava em varias comunidades, em segundo lugar eu não tinha dinheiro para bancar a inscrição do vestibular, muito menos pagar uma mensalidade e mesmo se eu quisesse prestar eu não tinha me preparado o suficiente para prestar uma prova dessas.
Inclusive eu me lembro de chegar para Deus e falar com ele
essas minhas justificativas: “Olha Senhor, então estamos combinados, como eu
terminei o ensino médio, não tenho dinheiro para pagar uma faculdade, nem mesmo
estudei para tal desafio e sobre tudo vou poder me dedicar integralmente a
ajudar mais pessoas a descobrir o quanto o Senhor as ama, não irei para a
faculdade”. Parecia perfeito né? Pois é, eu também pensei! Mas dá uma olhada no
que aconteceu…
Uma ajuda oportuna para fazer a escolha certa
Uma das faculdades da cidade onde eu moro foi até minha
escola divulgar que naquele ano ela estaria proporcionando um vestibular
gratuito e uma bolsa de quase 90%, mas eu ainda resisti, cheguei para Deus e
falei assim: “Senhor olha isso, agora fiquei confuso! Será que eu devo ir para
a faculdade, é… acho que não, hoje as faculdades se tornaram um local
perigoso, muitos ao invés de ir lá para estudar preferem ir as festas, se
drogar, e fazer escolhas que não fazem muito bem e eu não quero estar num
ambiente que eu possa fazer escolhas que não são tão boas. Então estamos
combinados Jesus eu não vou certo? Alguns dias depois uma amiga minha, que
inclusive era minha chefe, ficou sabendo e me perguntou o que eu iria escolher,
disse que não iria para faculdade!
Quando ela ouviu isso, diga-se de passagem, ela que era como uma mãe para mim, me pegou e me levou até a faculdade e como resultado: Fiz a inscrição, passei no vestibular, ingressei na faculdade de administração de empresas e me formei e hoje graças a essa escolha pude ter uma carreira que me proporciona ajudar diversas pessoas a alcançar também os seus objetivos.
Os resultados aparecem
Mas alguém ainda pode perguntar: “Mas e o trabalho de
evangelização que você iria fazer? Pois é?!!! E não é que logo no meu primeiro
ano nós montamos, dentro da faculdade, um grupo de oração universitário, que
começou com 12 pessoas e depois se tornou um grupo com mais de quatrocentos
universitários que começaram a estudar com um propósito, com um sentido de ser
um profissional que podem fazer a diferença na vida das pessoas.
Porque eu te contei essa história, primeiro para te mostrar que fazer escolhas é simples, se trata de sim ou não, se trata de uma escolha porém não é fácil, e se eu soubesse dessas três dicas antes talvez eu teria alcançado meu objetivo mais rápido!
E quais são essas três dicas?
A primeira dica para saber se fiz a escolha certa
A primeira dica é entenda qual o resultado final que essa escolha vai te proporcionar, portanto, quando fazemos o exercício de tentar visualizar, quais os benefícios que teremos ao alcançar nossos objetivos, como seria para nós e para as pessoas que estarão a nossa volta nós conseguimos ter mais clareza do que queremos e como chegar lá.
Os sentimentos ajudam a entender se fez a escolha certa
A segunda dica é: Uma vez que você definiu sua escolha, conseguiu imaginar os resultados que ela vai gerar, comece a perceber quais as sensações que essa escolha traz hoje para você, perceba se ela gera paz ou preocupação, angustia ou felicidade. Nossas escolhas não podem ser um peso para nós, portanto entenda bem que e eu não estou falando que nas nossas escolhas não teremos dificuldades, sim teremos mas, quando estamos convictos das nossas escolhas, vamos em frente, mesmo em meio as dificuldades e nada pode nos parar.
Saber seu propósito ajuda ver se fez a escolha certa
Uma terceira dica e que vale ouro, é a identificação da nossa missão pessoal, essa foi uma das coisas mais incríveis que já aconteceu na minha vida e que hoje se torna minha bussola para me ajudar nas escolhas que todos os dias temos que fazer, mas com essa postagem já ficou longa de mais, nas próximas postagens podemos falar um pouco mais sobre isso, mas se você é daqueles que não aguentam esperar eu explico, um pouco mais, sobre ela dentro do meu livro digital As 03 Causas Que Mais Impedem As Pessoas de Alcançarem Seus Objetivos e que está disponível, pelo menos por enquanto, gratuitamente para você baixar. Então corre ai!!! Basta clicar no link abaixo:
E ai já consegui avaliar se você tem feito boas escolhas?
Que tal começar agora? Sim talvez até hoje você não tenha feito boas escolhas,
mas uma das coisas legais da vida é que sempre podemos reescrever nossa
história.
Então vamos em frente e conte comigo para o que precisar
nessa jornada!!!
Caso se lembre de alguém que também, pode ser beneficiado com essa postagem pode
ficar a vontade para compartilhar.
É hora de ser feliz e dar valor ao que realmente importa. Existem algumas atitudes simples que podem trazer de volta a alegria para vida das pessoas.
O Desafio de Ser Feliz
Quantas pessoas hoje em dia estão vivendo uma tristeza
profunda, não conseguem sentir aquilo que é o sonho de todo ser humano… ser
feliz.
Provavelmente você esteja enfrentando alguma situação que possa estar lhe chateando, ou vivendo uma tristeza profunda, talvez você queira se libertar dessa situação e passar a provar de uma alegria verdadeira. Mas a boa noticia é que é possível ter uma vida cheia de alegria nos dias de hoje, para isso veja algumas dicas simples:
Sorria Mais
1º) Sorrir mais, mesmo sem vontade ou motivo aparente. Por que isso é importante? Porque é muito comum ficarmos carrancudos, eu já ouvi dizer que para fazermos aquela cara de quem chupou limão azedo, utilizamos mais de 70 músculos da face, porem para sorrir apenas 14, então meus amigos, ainda que seja por uma questão de economia vamos sorrir mais.
2º) Só Deus tem o tamanho certo para preencher o vazio do seu coração, portanto deixe ele preencher você é, Dele que vem a alegria verdadeira.
3º) É hora de se alegrar, em outras palavras não espere acontecer algo maravilhoso para ser alegre, seja feliz hoje, já, agora, nesse momento.
Você merece ser mais contente, portanto não se prenda as tristezas busque a alegria plena, seja feliz, agora.
Para que objetivos e sonhos se tornem realidade, um comportamento é indispensável a atitude. Entender que atitude é a arte de fazer acontecer pode fazer com que algo entre em existência, pode também possibilitar a capacidade de se colocar em movimento na direção dos objetivos esperados. Mas como de fato dominar a arte de fazer acontecer? Acompanhe nesse artigo.
Atitude o elemento que faz acontecer
Provavelmente a atitude é o elemento mais importante de toda essa composição. Atitude, portanto, é a capacidade de querer fazer, ou seja, a disposição interior necessária para realizar uma determinada tarefa. Essa é a razão pela qual podemos entender que atitude é a arte de fazer acontecer. Por oportuno, vale a apena esclarecer que os dois elementos anteriores, conhecimento e habilidade, estão ligados ao que os especialistas chamam de elementos técnicos.
Por característica estes elementos podem ser treinados num curto espaço de tempo. Já a atitude esta ligada ao aspecto comportamental e encontra-se no campo do desenvolvimento o que é processado a longo prazo. Um dado recorrente, em muitas empresas, está no fato de que a maioria dos candidatos são contratados por causa dos elementos técnicos, ou seja, conhecimento e habilidade. Contudo um outro indicador demonstra que destes contratados mais de oitenta por cento são demitidos pela falta dos atributos comportamentais.
Para ser um profissional de sucesso não basta apenas possuir conhecimento, bem como não basta simplesmente ter habilidade muito menos uma grande disposição para cumprir seus objetivos de forma isolada. Inclusive para aqueles que desistem ao longo do caminho, muitos acabam dizendo que se trata de pessoa falsa que muda de atitude, este aspecto não deve abalar o profissional que quer crescer. Por isso o que fica evidente é que para ser competente se faz necessário a soma destes três elementos, eles são indispensáveis para uma carreira bem sucedida.
Embora se faça isso o tempo todo, muitos não sabem o que é de fato habilidade. Talvez porque uma das suas característicasseja a forma automática e inconsciente de a executarmos. Imagine o que pode ser conquistado quando se toma consciência de que é possível desenvolver novas habilidades.
O Que é Essa Tal de Habilidade
Se conhecimento está ligado ao saber, habilidade está ligada ao saber fazer, ou seja, a capacidade que um profissional possui para colocar seu conhecimento em prática.
Para que alguém consiga ser habilidoso se torna necessário a prática frequente e reiterada de uma determinada ação. Sem duvida aquela antiga frase se aplica muito bem aqui “a prática leva a perfeição” portanto é necessário treinar para que se consiga um alto nível de habilidade.
É de impressionar a dedicação com que um atleta se aplica para superar seus limites. Analisemos, por exemplo, um velocista que corre os cem metros rasos, como era o caso do jamaicano Usain Boult.
Muitas vezes eles treinam ao longo de quatro anos para uma prova que acontece no tempo de dez segundos, em média, em uma olimpíada, por exemplo. Muitas pessoas quando se deparam com profissionais que possuem uma alta performance acabam fazendo comentários como: “Mas fulano tem muita sorte, né?”
Fazer Acontecer
Talvez, muitos acabam pensando assim, porque só acompanham os dez segundos em que o atleta coloca, a prova, toda sua habilidade, em uma competição como esta. Mas na verdade, como já foi dito a rotina é diária por quatro anos ou quem sabe uma vida inteira.
Algo que sempre reflito é a frase:”Saber e não fazer é ainda não saber”.
E não estou me referindo ao que se percebe na letra da musica da cantora Lexa quando diz “mostra a habilidade que essa cintura tem”. Nessa musica é apresentada uma disputa para ver quem dança melhor, embora um ponto interessante é notar que quando se pratica, frequentemente, uma determinada habilidade ela fica cada vez mais evidente, é o que se percebe na musica quando a letra diz “chama ela que ela vem”.
Embora a referencia seja para chamar alguém para a disputa. Por que não pensar: Qual habilidade preciso “chamar”, hoje, para que ela venha, ou seja o que devo praticar para que se torne um habito. Já que muitos dos nossos hábitos são inconscientes!
Uma dica que te dou é procure aprender um pouco e aplicar o pouco que aprendeu. Muita gente cai na maldição do conhecimento, onde se pensa que para aplicar precisa aprender tudo primeiro. O problema é que pensar assim pode levar as pessoas a nunca colocar nada em pratica porque sempre acredita que tem algo mais para aprender!
Já vimos aqui neste blog que assim como existe uma fórmula para água também existe uma fórmula para ser competente. Caso não tenha lido eu te convido a acessar esse conteúdo e entender como ser competente. Toda jornada começa, certamente, pelo primeiro passo e qual será o passo um para ser competente? É o que veremos neste artigo.
Entendendo o Passo Um Para Ser Competente
Conhecimento é a capacidade de saber, ou seja, reunir os elementos necessários por meio de informações e aprofundá-los através da pesquisa para que se consiga ser independente em suas ações, e quando digo independente estou me referindo a capacidade que um profissional tem de conseguir realizar suas atividades sem que para isso tenha que depender do conhecimento de outras pessoas. Quando o profissional entende esse conceito, certamente, ele acaba desenvolvendo um senso pesquisador que lhe proporciona um conhecimento profundo em sua área de atuação.
Vivemos hoje a era da informação, nunca tivemos acesso tão amplo, rápido e fácil a qualquer tipo de informação, contudo, isso pode trazer um sério problema, muitos acabam trocando quantidade por qualidade, existem aqueles que acreditam que precisam saber de tudo que esta acontecendo para ser um profissional de sucesso. Um alerta a ser feito e que fica evidente, na análise feita pela revista VOCÊ S/A (Ed. 243), é que não necessariamente você precisa ser um profissional que sabe um pouco de muitas coisas mas sim aquele que sabe muito sobre as poucas coisas realmente importantes.
A Relevância do Conhecimento
Acima de tudo, vale destacar que o conhecimento pode impactar a vida das pessoas de varias maneiras, para alguns será o começo do fim, que trágico não é, mas permita-me explicar, muitos por terem conhecimento, infelizmente, se acham melhor que os outros e acabam desenvolvendo uma postura arrogante e prepotente, as consequências desse comportamento é o fechamento para novas formas de pensar ou repudio a pensamentos diferentes dos seus. Por outro lado existem aqueles que ao perceberem os benefícios que o conhecimento traz para sua vida e carreira se tornam ainda mais humildes Sócrates, o grande filósofo grego, por exemplo, já dizia: “só sei que nada sei”.
Como saber em qual das duas realidades eu estou? Parece que a resposta para essa pergunta é somente pessoal mas, o sera dito a seguir pode contribuir. Procure avaliar da seguinte maneira, se você for a pessoa mais inteligente da sua mesa significa que logo, logo você vai parar de crescer, porque se não conseguimos buscar conviver com pessoas que possam nos fazer pensar diferente, talvez dificilmente vamos crescer. fique atento a isto.
Assim que você adquiri conhecimento o próximo passo é
colocar esse conhecimento em prática. Descubra como no próximo artigo onde eu
dou detalhes sobre isso.
Quase tudo o que se faz hoje no mundo corporativo gira em torno dos resultados. E como se sabe resultado é uma consequência natural de quem é competente. Portanto eis a questão como ser competente hoje em dia?
Entendendo Como Ser Competente
O que significa ser competente? Esta talvez seja uma questão crucial para o crescimento profissional de muitas pessoas! Em tempos onde boa parte das soluções vem por meio de uma pirola, nada melhor do que projetar essa realidade para o mundo corporativo. Já imaginou se existisse uma pirola para ser um bom que gera resultado?
Bem talvez essa realidade ainda não seja possível mas algo semelhante pode acontecer. Segundo o dicionário Aurélio esta palavra é entendida como ser capaz de realizar algo de maneira adequada e consequentemente, de fato, é isso que se espera de um profissional, no exercício de suas funções, dentro de uma empresa.
Mas por que, muitos profissionais, não conseguem fazer o que se espera dele em suas funções? Será que existe uma fórmula para gerar resultados?
Existe Uma Fórmula Para Gerar Resultados?
Assim como no século XVIII Lavoisier (1743-1794) descobriu que a água era composta por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio definindo, assim, a fórmula da água, hoje, portanto, podemos dizer que existe uma fórmula que permite que profissionais no exercício de suas funções atendam as expectativas organizacionais basta somar três elementos que são o conhecimento, habilidade e atitude estes são os componentes essenciais para formação de um profissional que gera resultados.
Nos próximos posts vamos conhecer e entender cada um deles.
Como ter estabilidade emocional talvez seja, hoje em dia, um dos principais questionamentos da humanidade. Porque é comum, hoje em dia, ver pessoas buscando uma vida mais segura e estável. É provável que em algum momento você desejou que seus sonhos e projetos acontecessem. Mas como de fato fazer isso acontecer? Como fazer para construir uma vida segura?
Uma Vida Bem Edificada Pode Trazer Estabilidade Emocional
A primeira coisa é olhar para o que já vem dando certo. Na Bíblia, por exemplo, Jesus nos dá um brilhante ensinamento, dizendo: “quem ouve as minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha, onde podem soprar os ventos, caírem as piores tempestades e essa casa continua firme”. Por outro lado “quem ouve as minhas palavras e não as põe em prática, disse Jesus, é semelhante a um homem que construiu sua casa sobre a areia vieram as tempestades, sopraram os ventos e a casa caiu”;
mais digno de nota é que nas duas situações se ouviu a palavra de Jesus porem, somente em uma das situações se pôs em prática, portanto e não por acaso, a casa que continuou firme e inabalável é a casa construída na rocha, ou seja, aquele que ouve a palavra de Jesus e a põe em prática. O que parece ao entender isso é que já se começa perceber um dos princípios de como ter estabilidade emocional.
Além disso é preciso destacar que a casa aqui é sinônimo de vida, a rocha é sinônimo de Deus/segurança e por fim areia sinônimo de fragilidade.
Portanto o segredo é praticar os conselhos de Jesus, porque se você quer ter uma vida sólida, firme, estável tanto nos relacionamentos afetivos, familiares, profissionais experimente reproduzir em sua vida as atitudes que Jesus tinha no seu dia a dia.
Muitos são os alicerces que são oferecidos para construirmos nossa vida, nossos sonhos. Porque não tentar fazer a experiência de tentar construir sobre esse alicerce que lhe apresento hoje.
A realidade hoje
O mundo sofre com tragédias como ataque em Paris, ou o rompimento da barragem em Mariana, a ponte que caiu na Itália e tantos outros. Sem falar da grande dificuldade de se cultivar relacionamentos harmoniosos. Portanto, muitas vezes, diversas pessoas ficam em duvida de Como ter estabilidade emocional nos dias de hoje.
No ano de 2000 em Mauá na grande São Paulo um homem, morador de um dos mais de 50 prédios do condomínio ali existente, resolveu descer até o subsolo para identificar de onde vinha um cheiro estranho que tomava conta de todo o prédio, ao acender um fosforo e como resultado, houve uma grande explosão e infelizmente o homem veio a falecer, ao examinarem o local, perceberam que todos aqueles prédios haviam sido construídos sobre um antigo lixão e esse mau cheiro era na verdade gás metano, altamente inflamável alem de tóxico, vários anos depois, os moradores continuam na mesma condição sob o risco contínuo de novos acidentes provocados pelos gases, alem do risco de desabamento pelo tipo de estrutura do terreno.
A Estabilidade Emocional Pode Vir de Um Recomeço
Talvez, sem perceber, estamos construindo nosso futuro sobre um terreno frágil, no terreno do egoísmo, da vaidade, e outras ilusões, as vezes sentimos um cheiro estranho e constatamos que algo não vai bem, porem, infelizmente, continuamos na mesma situação. Consequentemente é lógico que nem tudo dura para sempre, veja o caso da lutadora Ronda Rousey que tinha uma invencibilidade incrível e finalmente acabou sendo derrotada, contudo, certamente, sempre é possível escolher como construir e de fato desenvolver a capacidade, não só de saber como ter estabilidade emocional mas vive-la de fato. E não tenha duvida isso é ainda mais importante.
Imagine seu futuro, seus objetivos, sua vida sendo construída
de forma duradoura sem correr o risco de desabar diante das tempestades que são
frequentes ao longo da nossa vida.
Faça essa experiência e comprove os resultados.
Você merece ter uma vida firme, bem construída, para isso
basta você escolher onde quer construir sua história. Para mim o resumo de tudo
isso é uma frase que norteia toda a minha vida:
“O segredo do sucesso
está em fazer a vontade de Deus”
Vencer a timidez e a vergonha ao falar em público, talvez, seja um dos grandes desafios atualmente. Ter vergonha ou timidez diante do publico é mais comum do que se pensa.
Por Que A Timidez Nos Prejudica
Imagine, por exemplo, a seguinte cena: Você está diante de um grupo de pessoas, o ambiente pode ser qualquer um que você quiser, uma festa de aniversário, uma formatura, um casamento, uma reunião da empresa etc.
De repente alguém chama o seu nome e pede para você falar algumas palavras em público. Visualizou a cena? Depois disso, tente imaginar como você se sentiria!
Pois é, para muitas pessoas uma situação assim, certamente, seria muito constrangedora, uma boa parte teria grande dificuldade em função da timidez e vergonha ao falar em público, se pudessem se jogariam no fundo de um abismo só para não ser visto. Outras, simplesmente, sairiam correndo. Acima de tudo, um dos grandes fatores responsáveis, por provocar essas sensações é a timidez e a vergonha.
Além disso, provavelmente, em algum momento você já precisou falar diante de um grupo de pessoas ou simplesmente com alguém e percebeu que a timidez te impossibilitou de realizar essa ação, ou seja, talvez você até tentou mas, depois da conversa se sentiu tão mal, que parecia que todas as bobagens do mundo tinham saído da sua boca.
Porque Somos Tímidos
Mas, por outro lado, por que isso acontece? E, mais importante, será possível vencer essa dificuldade?
Nesse artigo eu vou te explicar o que é realmente timidez, posteriormente, porque ela acontece e porque a timidez, muitas vezes, nos prejudica tanto. E por fim, em conclusão vou te dar uma dica para que você, certamente, consiga começar a superar a sua timidez e vergonha.
Imagine se você pudesse falar bem em publico, e que ao invés de sentir receio do que as pessoas vão pensar de você ou sentir medo de não conseguir falar tudo o que gostaria, você constata-se, como resultado, que agora consegue transmitir sua mensagem com tranquilidade e segurança. Talvez você esteja pensando: “Mas como isso é possível?”
Eu sei bem o que é pensar assim, porque da mesma forma, se eu não soubesse o que me aguarda nas próximas linhas eu pensaria igual, mas antes de te falar de como isso é possível eu quero clarear um pouco mais para você o que é essa tal de timidez e porque ela acontece.
O Que é a Timidez
A timidez é uma espécie de desconforto ou inibição em situações de interação com outras pessoas portanto, é algo que acaba interferindo no alcance dos resultados profissionais, pessoais e afetivos. Ela é caracterizada em primeiro lugar pelo medo excessivo das reações, atitudes ou pensamentos dos outros. Por outro lado, importante que se diga, não se trata de um transtorno mental mas sim um desdobramento do mecanismo de defesa do organismo semelhante ao que o medo provoca. Em outras palavras, ela existe para que possamos avaliar melhor o ambiente onde estamos inseridos e, consequentemente, qual a melhor forma de interagir com ele.
Certamente, o problema durante esse processo, de timidez, é que ele acaba nos deixando paralisados e além disso, por vezes, nos excluiu do convívio social.
Vença a Timidez e a Vergonha Ao Falar Em Público
E, finalmente, a pergunta mais importante: Como vencer essa dificuldade?
Certamente, você já ouviu a famosa história do patinho feio. Nessa história uma pata tem cinco ovos e quando todos os ovos chocam percebe que um dos patinhos era muito diferente dos demais, cansado de tanto ser humilhado e desprezado o patinho feio resolve sair de casa e depois de um tempo, entra para nadar em um lago e percebe que todos o elogiam pela sua beleza, olha a sua volta e percebe um monte de cisnes e ao olhar para seu reflexo na água descobre, que na verdade, não tinha nada de pato mas era um lindo cisne também, capaz de atrair a atenção de todos.
Da mesma forma, muitas vezes temos timidez e vergonha ao falar em público pelo simples fato de não nos conhecermos. Quando não temos a clareza dos nossos valores, princípios, sem perceber, acabamos valorizando muito mais a opinião dos outros, da sociedade, do senso comum do que aquilo que realmente importa.
Dica Para Superar A Timidez e a Vergonha de Falar Em Público
A grande dica aqui é deixar de dar tanta importância para o
que os outros podem pensar de você. E para ser bem sincero, o que percebo
muitas vezes, com alguns clientes meus, ao me apresentarem essa dificuldade é
que isso só existe na cabeça deles, quando eu pergunto se já ouviu alguém falar
mal assim como ela está pensando, a resposta é: “Não ouvi, mas certeza que
ele pensa isso!”
É preciso entender que o que as pessoas vão pensar de mim,
sou eu que posso escolher a partir do que quero transmitir com minha mensagem.
Sou eu que através da minha comunicação posso demonstrar que tenho autoridade
sobre um determinado tema, que sou o candidato perfeito para aquela vaga de
emprego.
E no pior cenário, onde mesmo depois de ter falado e
infelizmente alguém critique minha mensagem, ainda assim é possível escolher
como se sentir diante disso. Porque a vida é feita de escolhas.
Por que não começar a escolher diferente a partir de agora?
Vai lá é possível!
O primeiro passo é o autoconhecimento, tenha clareza de quem
você é, entenda que você é único e por isso pode fazer a diferença que você
quer no mundo.
Um grande abraço, fique com Deus e até o próximo artigo.
E se eu te apresentasse 10 Dicas de carreira para crescer profissionalmente, cuidar melhor da sua carreira e ser mais feliz no trabalho?
Olá, Diz o ditado que “recordar é viver” sendo assim eu estava revisitando alguns conteúdos que havia estudado, um tempo atrás, e olha só o que eu achei… 10 Dicas Para Melhorar Sua Carreira que foram publicadas em, olha só, em Janeiro de 2012 na matéria de capa da Você S/A. Mas o que mais chama atenção é a atualidade e aplicação para nossas carreiras, ainda hoje e se prestar atenção essas 10 Dicas de carreira podem te fazer crescer profissionalmente e no minimo, ser mais feliz no trabalho. Espero que goste tanto quanto eu gostei.
10 DICAS PARA MELHORAR SUA CARREIRA
1. Dica Para Melhorar Sua Carreira – Ser uma referência Trata-se de influenciar pessoas pelo exemplo portanto procure sempre ser coerente entre suas palavras e ações;
2. Dica Para Melhorar Sua Carreira – Fazer relacionamentos Não dá mais para vivermos isolados em nosso mundinho porque desde que o mundo é mundo o ser humano tem em sua essência sua capacidade de interação social, portanto agir assim te alinha com sua natureza e as coisas fluem melhor;
3. Dica Para Melhorar Sua Carreira – Produzir bem – Dica Importante Temos que dar conta do recado, fazer o que tem que ser feito. Hoje o desafio é um pouco maior, ou seja, temos que procurar fazer sempre um pouco a mais, superando as expectativas;
4. Dica Para Melhorar Sua Carreira – Pensar sua carreira Fazer o que gosta, mas entenda bem, nunca perca de vista os resultados que a empresa espera de você;
5. Dica Para Melhorar Sua Carreira – Ser mais saudável Nosso corpo é um presente de Deus, por isso temos que cuidar bem dele;
6. Dica Para Melhorar Sua Carreira – Estar mais calmo Saber administrar sentimentos ou seja, acima de tudo buscar ter inteligencia emocional
9. Dica Para Melhorar Sua Carreira – Ter empatia Compreender os que pensam diferente de você. Certamente o melhor exercício para isso é tentar se colocar no lugar do outro;
10. Dica Para Melhorar Sua Carreira – Ensinar a aprender A forma mais brilhante que encontrei até hoje de aprender é ensinar. Certamente porque aqui temos a oportunidade de entrar num ciclo virtuoso de crescimento. Não se esqueça que essas 10 Dicas Para Melhorar Sua Carreira não vão funcionar se você não buscar fazer com que elas aconteçam na sua carreira. Então faça acontecer!!